O curso de Fonoaudiologia da FOB/USP tem se apresentado como um pólo no centro-oeste paulista na formação de Fonoaudiólogos para atuar na promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento da linguagem oral e escrita, audição, voz e funções orofaciais, como a mastigação, deglutição e respiração. Desde o primeiro ano, os alunos têm contato com práticas que contemplam as diversas especialidades fonoaudiológicas no intuito de formar profissionais generalistas, com capacidade de integrar essas especialidades para exercer atividades clínicas, administrativas, de consultoria e assessoria.
 
 

O curso oferece 40 vagas em período integral, com duração de 4 anos com carga horária de 4215 horas. A matriz curricular é composta por 64 disciplinas, sendo elas teóricas, teóricas-práticas e práticas (laboratórios e estágios supervisionados).


Coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação em Fonoaudiologia propostas pelo Conselho Nacional de Educação, o currículo do curso apresenta disciplinas das áreas das Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Fonoaudiológicas, a saber, audição, linguagem, motricidade orofacial, fala e voz, e ainda, disciplinas de formação em pesquisa e correlatas da área da saúde.


Tendo a pesquisa como um dos seus eixos de formação, o curso oferece aos alunos oportunidade de desenvolver projetos de iniciação científica, vinculados às linhas de pesquisa dos professores e aos programas especiais como PET- Fonoaudiologia, Ensinar com Pesquisa, Liga de Telessaúde e outros, com possibilidades de obtenção de bolsas.


A Clínica de Fonoaudiologia do curso está entre as mais bem equipadas do país para atender as características de clínica-escola. Os alunos, além da clínica-escola, atuam também no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, em espaços de prática de Rádio e TV, em Unidades Básicas de Saúde, em creches e escolas de educação infantil, tendo a oportunidade de atuar em cenários de práticas diversificados.


O corpo docente é composto por professores pertencentes a grupos de pesquisa do CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, sendo que, boa parte apresenta pós-doutorado em instituições renomadas do Brasil e do exterior e estão na categoria de professores associados e titulares.


O curso é coordenado por Comissão Coordenadora de Curso – intra-unidade, vinculada à Comissão de Graduação.


Comissão Coordenadora de Curso – CoC – Fonoaudiologia


Coordenadora:
 Profa. Dra. Giedre Berretin-Felix - gfelix@usp.br

Vice-coordenadora:
 Profa. Dra. Simone Aparecida Lopes Herrera - lopesimone@usp.br


Secretaria do Departamento de Fonoaudiologia

Renata Rodrighero Sanches Silva
Karina Ferreira Barros Delazari
Telefone: 55 14 3235 8332
coc-fono@fob.usp.br