Catálogo de Graduação

download do arquivo em PDF  

 

APRESENTAÇÃO


Caros alunos:
 

A Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB) foi criada em 1948 e sua efetiva implantação ocorreu em 1962, com o início do curso de graduação em Odontologia. A partir de 1990, ampliou sua atuação com o curso de graduação em Fonoaudiologia.


A FOB integra o Campus da Universidade de São Paulo, juntamente com o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), também conhecido como Centrinho, e a Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).


Os cursos de Odontologia e Fonoaudiologia proporcionam aos alunos fundamentação teórico-prática e científica integradas, com objetivo de formar profissionais altamente qualificados. Há a oportunidade de participação em programas de iniciação científica à pesquisa, tais como PET (Programa de Educação Tutorial – Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – SESu/MEC), PIBIC – (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-CNPq/USP) e Iniciação Científica (FAPESP).


Constituída por 6 (seis) departamentos de ensino, a FOB conta com 117 docentes, a maioria em tempo integral, e 246 servidores administrativos, operacionais e técnicos que, juntamente com seus alunos de graduação e pós-graduação, são responsáveis pela alta qualificação no ensino, pesquisa e serviços prestados à comunidade, como demonstrado pelos índices de avaliação realizada pelos órgãos competentes.


Entre suas metas, a prioridade é a formação em nível de graduação de cirurgiões-dentistas e fonoaudiólogos. Em seguida, o aprimoramento das atividades de pós-graduação, ajustando-se o tempo de titulação incentivando-se as publicações oriundas dos trabalhos de dissertações e teses.


Para atingir essas metas, a FOB realiza a adequação sistemática de espaços físicos, como laboratórios, clínicas e salas de aula, assim como a criação de novos ambientes, que permitam a aplicação segura e eficiente dos três princípios básicos da Universidade, ou seja:


I) promove e desenvolve todas as formas de conhecimento, por meio do ensino e da pesquisa;


II) ministra o ensino superior visando à formação de pessoas capacitadas ao exercício da investigação e do magistério em todas as áreas de conhecimento, bem como à qualificação para as atividades profissionais e


III) estende à sociedade serviços indissociáveis das atividades de ensino e pesquisa.


Em 2013, o Curso de Graduação em Odontologia implantou uma nova estrutura curricular com objetivo de capacitar o profissional com formação humanista com ênfase no respeito ao indivíduo e à sociedade, com conhecimento geral do corpo humano, sua anatomia e funcionamento. Outros objeticos são formar profissional com ciência das necessidades básicas de saúde oral da população, das políticas públicas de prevenção e tratamento, com capacidade de elaborar planos de ação coletiva inseridos nas características da comunidade e conhecimento para gerenciamento de clínica privada, das leis que regem o exercício profissional e consciência do seu papel na sociedade.


Profa. Dra. Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado
Diretora

 


 

Cursos e Carreiras da USP 2014 (pdf)