Publicado em 24/06/2015

Revista da FOB, Journal of Applied Oral Science (JAOS), aumenta Fator de Impacto

Revista JAOS - Volume 23 - Number 1
Revista JAOS - Volume 23 - Number 1

A Thompson Reuters divulgou no dia 19 de junho a lista atualizada do ‘impact factor’ (IF, fator de impacto), versão 2014, publicada por meio da base ISI Web of Knowledge, Journal Citation Reports.

O Journal of Applied Oral Science, editado pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, teve seu fator de impacto aumentado para 0.923; o que o aproxima ainda mais da mediana da área, atualmente 1.259.

Com esta nova avaliação, o JAOS mantém seu fator de impacto em curva ascendente (0.803 em 2013; 0.797 em 2012; 0.575 em 2011; 0.966 em 2010; 0.386 em 2009), assim como o número de citações recebidas, que de 404 na avalição de 2009 passou para 930 em 2014.

Dentre os 105 periódicos Brasileiros listados na ISI Web of Knowledge, Journal Citation Reports, o Journal of Applied Oral Science figura na 21ª posição, tendo tanto seu fator de impacto como número de citações acima da mediana destes periódicos (IF: 0,57, número de citações: 721).

A equipe editorial do JAOS, que atualmente tem o Prof Dr Gustavo Pompermaier Garlet como Editor-Chefe e a Profa Karin Hermana Neppelenbroek como Co-Editora-Chefe, creditam a evolução nos índices como reflexo do trabalho realizado ao longo dos últimos anos, desde a indexação do JAOS no Journal Citation Reports ainda sob o comando do Prof Dr Carlos Ferreira dos Santos, ex-Editor-Chefe do periódico e atualmente Editor Associado, que incluem a adoção de nova plataforma online de gerenciamento dos manuscritos (ScholarOne), aprimoramento do processo de revisão por pares, participação mais efetiva de editores associados,e a recente inclusão do software anti-plágio (iThenticate) na rotina editorial do JAOS. Em conjunto, tais medidas resultaram na adoção de políticas editorias mais seletivas, que por sua vez se refletem nas métricas de análise dos periódicos, como o fator de impacto e número de citações.

A equipe editorial do JAOS congratula e agradece a todos os envolvidos em seu processo editorial, desde sua equipe de bibliotecários, até revisores e autores pela contribuição e confiança depositadas no periódico, e reafirma seu comprometimento com o aprimoramento contínuo de seus processos.

mais notícias