Publicado em 31/10/2014

FOB participou da cerimônia de entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia ao Prof. Dr. Walter Colli

Prof. Dr. Carlos Ferreira dos Santos e Prof. Dr. Walter Colli

No dia 15/10/2014, Walter Colli, de 74 anos, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), recebeu, no Clube Naval de Brasília, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia, o maior reconhecimento que um cientista brasileiro pode receber no país. Este ano, o prêmio foi destinado à área de Ciências da Vida. A FOB foi oficialmente representada nesta cerimônia pelo seu Vice-Diretor, Prof. Dr. Carlos Ferreira dos Santos (foto).
Colli é colaborador sênior do IQ-USP, foi presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) entre 2006 e 2009 e é coordenador adjunto da FAPESP em Ciências da Vida desde 2003, entre outras funções de destaque.
Graduado em medicina pela USP em 1962, ele se especializou em bioquímica e biologia molecular e investigou a interação entre o protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, e sua célula hospedeira. Merece grande destaque no currículo de Colli seu primeiro artigo publicado, ainda como aluno de graduação, na revista Nature, um dos veículos científicos mais conceituados e respeitados no mundo. Depois da aposentadoria no IQ-USP em 2009, continuou a colaborar com a pesquisa do Laboratório de Bioquímica de Parasitas, criado por ele, agora chefiado pela bioquímica Maria Júlia Manso Alves.
A distinção é concedida todos os anos pelo CNPq, em parceria com a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil. A premiação inclui diploma, medalha e R$ 200 mil.