Publicado em 14/10/2013

FOB-USP Ganha prêmio Edward H. Hatton - Unilever Travel Award

Carlos Eduardo Palanch Repeke, autor, e Gustavo Pompermaier Garlet, professor responsável pela orientação da pesquisa ganhadora do Prêmio Edward H. Hatton - Unilever Travel Award.

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo teve atuação destacada na 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), em Águas de Lindóia, em setembro de 2013. O Prêmio Edward H. Hatton - Unilever Travel Award, considerado o mais importante do evento, foi concedido ao Dr. Carlos Eduardo Palanch Repeke, atualmente pós-doutorando do Departamento de Ciencias Biológicas da FOB. O trabalho premiado corresponde a tese de doutoramento do Dr.  Carlos Repeke, na qual ele foi orientado pelo Dr.  Gustavo Pompermaier Garlet, Professor Associado 3 do Departamento de Ciencias Biológicas da FOB.

Como resultado da premiação, Carlos Repeke representará o Brasil na International Association for Dental Research (IADR), que ocorre durante a 92th General Session & Exhibition, em Cape Town (África do Sul), em junho de 2014. O evento é o mais importante na área de pesquisa odontológica no contexto internacional, e proporciona visibilidade a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelas faculdades de Odontologia. “É uma satisfação trazer o premio Edward H. Hatton para a FOB e para a Disciplina de Histologia, um local agradável que nos possibilita trabalhar com qualidade”, garante o premiado.

No trabalho intitulado ‘Osteoclast costimulatory molecules in periodontitis: Ig/FcRgamma axis involvement in human and experimental disease pathogenesis’; Repeke, Garlet e colaboradores avaliaram o papel de moléculas co-estimulatórias de osteoclastos no desenvolvimento das doenças periodontais, demonstrando mecanismos moleculares envolvidos no processo de diferenciação de osteoclastos e na consequente reabsorção óssea no contexto da doença periodontal. O conhecimento pesquisado pode servir de base para o desenvolvimento de novas terapias no combate da doença periodontal, uma das patologias orais mais frequentes na população mundial; assim como de outras patologias ósseas de grande prevalência, como a artrite reumatóide. Todo o projeto foi realizado no Brasil com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O Dr. Garlet destaca que a premiação completa um ciclo interessante, uma vez o mesmo foi agraciado com o mesmo premio Edward H. Hatton no congresso da SBPqO em 2003, na época como aluno de Doutorado; e dez anos depois, teve a honra de uma nova premiação agora como orientador do trabalho laureado.

Edward H. Hatton - Unilever Travel Award

Repeke CEP*, Yoshizawa S, Silveira EMV, Biguetti CC, Francisconi CF, Campanelli AP, Trombone APF, Garlet GP