Publicado em 29/04/2013

Trabalho do Departamento de Fonoaudiologia da FOB recebe Prêmio Excelência em Audiologia no 28º EIA

Algumas das pesquisadoras com Martinha Clarete Dutra dos Santos (de roxo), diretora da Secretaria de Educação Especial do MEC/SECADI

O trabalho “Resultados do Projeto Piloto: Uso de Sistema FM na Escolarização de Estudantes com Deficiência Auditiva“desenvolvido pelas professoras do Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP Dra. Maria Cecília Bevilacqua, Dra. Regina Tangerino S Jacob e Dra Adriane de Lima Mortari Moret e pelas fonoaudiólogas e pós graduandas do campus , Dra. Marina Morettin, Ms. Ana Lívia Libardi, Julia Speranza Zabeu, Vanessa Luisa Destro Fidêncio, Aline Duarte e Mariane Perin, em pareceria com Instituições de todo o país, recebeu o Prêmio Excelência em Audiologia no 28º. Encontro Internacional de Audiologia (EIA) realizado de 24 a 27 de abril, em Salvador/BA.

A Profa. Dra. Maria Cecília Bevilacqua foi uma das coordenadoras do trabalho, que foi financiado pelo MEC/SECADI (Termo de Cooperação No. 15850 / FNDE) e teve como objetivo desenvolver um modelo de capacitação de professores das salas de recursos, gestores e profissionais de educação da rede pública de ensino, visando propiciar a apropriação de conhecimentos sobre a audição e a deficiência auditiva, suas implicações e recursos tecnológicos, em especial os sistemas de FM, a fim de favorecer a acessibilidade auditiva e o desenvolvimento da criança no ambiente educacional para sua inclusão de fato e de direito.

As recomendações deste trabalho contribuíram para uma nova Política Pública na área da Audiologia, ou seja, a incorporação do sistema de frequência modulada pessoal-FM no Sistema Único de Saúde (SUS) (Portaria MS-SCTIE nº 21, de 07/05/13 DOU de 08/05/13 p.101 seção 1 nº 87), o que significa uma grande conquista para inclusão de fato e de direito do indivíduo com deficiência auditiva no âmbito educacional.