Publicado em 13/05/2015

28º COB - Congresso Odontológico de Bauru

1419013118_folderfrente28cob1.jpg

Há 27 anos, a Faculdade de Odontologia de Bauru iniciou uma programação científica no mês de maio, como parte de seu calendário anual, possibilitando maior interação da comunidade acadêmica e profissional com pesquisadores e profissionais das diversas áreas odontológicas. Esta ideia concretizou-se com atividades que caracterizaram as chamadas jornadas odontológicas (JOB- Jornada Odontológica de Bauru) por mais de duas décadas, consolidando-se a partir de sua 22a edição, no ano de 2009, como Congresso, o Congresso Odontológico de Bauru (COB).
Esta expressividade consolidada é fruto do compromisso da comunidade acadêmica, com o objetivo de contribuir científica e socialmente com alunos e profissionais da área odontológica e afins. A continuidade de trabalho articulado entre as sucessivas comissões organizadoras formadas, sobretudo, por alunos da graduação e pós graduação, sob a supervisão de professores que atuam como Coordenadores Científicos tem sido uma estratégia bem-sucedida.
Para possibilitar a continuidade deste evento, um estudo preliminar de temas de interesse levaram à diversidade de palestras, atividades práticas e apresentações de trabalhos científicos, buscando entender como a integração das diferentes áreas da Odontologia tem sua importância na reabilitação oral do paciente em questão. No dia 20 de setembro de 2014 promovemos um pré-evento do COB, o Simpósio “Cirurgia e Estética – Uma Visão Multidisciplinar”, no qual sete palestrantes integraram suas abordagens dentro dos temas: cirurgia e substitutos ósseos, estética em Implantodontia, cirurgia plástica periodontal, estética facial, cirurgia ortognática, toxina botulínica e o marketing na Odontologia. Este evento contou com o apoio da Pró Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Nesta oportunidade, foi lançada a divulgação oficial do 28o COB e a conscientização sobre o atendimento integral do paciente. Atividades paralelas seguindo esta temática também serão desenvolvidas junto à comunidade até o início oficial do evento.
O 28º Congresso Odontológico de Bauru – Prof. Dr. Clóvis Monteiro Bramante  - “Reabilitação Oral: Uma Visão Multidisciplinar”, ocorrerá entre os dias 13 e 16 de maio de 2015, na Faculdade de Odontologia de Bauru- Universidade de São Paulo. Este tema central visa primordialmente chamar a atenção da importância de se conhecer as diversas possibilidades de atendimento ao paciente submetido a qualquer tratamento odontológico que tenha a finalidade de devolver não apenas a função, mas também a estética e fonética do sistema estomatognático, visando a qualidade de vida desde o momento de diagnóstico, tratamento e controle. Faz parte da formação ética do cirurgião-dentista manter-se sempre atualizado quanto aos conhecimentos técnico-científicos e culturais, necessários ao pleno desempenho do exercício profissional (CEO resolução Nº 118 de 2012, CFO  cap. III, art. 9º, inc. VI).
Desta forma, a propagação do conhecimento aplicado na Odontologia atual, baseada em evidências científicas, será feita pela ministração de cursos teóricos e práticos, por professores doutores brasileiros e estrangeiros, que dominam a prática clínica e visualizam a real necessidade de se trabalhar com a integração das diferentes áreas da Odontologia, sabendo referenciar e encaminhar às especialidades que condicionem a melhor abordagem para cada situação.
Nesta edição, a programação também envolverá a Primeira Noite do Livro FOB/USP. Nela, teremos um momento onde os professores da casa, conhecidos por suas publicações, terão um espaço para contar a história de seus livros, estudos e ideias. Logo depois, será oferecido um coquetel em nossas dependências, onde todos os professores da FOB poderão dar autógrafos em suas publicações. O propósito desta noite é não somente valorizar o trabalho dos professores da casa, que têm tido importante destaque no âmbito nacional e internacional, mas também de aproximar o congressista da realidade científica da Odontologia atual e incentivar a produção e divulgação de trabalhos para a propagação da Ciência. A tradicional sessão de apresentações de pesquisas na forma oral e de painéis ocorrerá permitindo maior troca de experiências entre os participantes, incentivando-os à discussão sobre pesquisa e inovação. Os trabalhos aceitos e apresentados serão posteriormente publicados em anais.
Há a expectativa, de acordo com a estatística dos anos anteriores, da participação de cerca de 800-1200 pessoas, incluindo cirurgiões-dentistas clínicos, alunos de graduação e pós-graduação em Odontologia assim como pesquisadores das áreas de saúde, oriundos de diferentes regiões do país e também do exterior, para atualização de temas em Odontologia, abrangendo as diferentes especialidades. Bauru ainda apresenta outras instituições de ensino superior que formam profissionais de outros cursos da área da saúde, e esse tema já tem despertado o interesse deste público, reforçando que a escolha do tema atingirá uma necessidade real e atual.
Pelo zelo na sua organização e o forte intuito de contribuir com a formação do profissional, refletindo-se em melhor atendimento ao paciente, temos a certeza da relevância deste evento, continuando com um trabalho realizado pela instituição por 27 anos. Adicionalmente, este evento tem contribuído com a pós-graduação, pela programação repleta de palestras assim como pela possibilidade de apresentações de trabalhos científicos, publicação dos trabalhos em anais e participação como banca avaliadora dos trabalhos apresentados.


Para visualização do folder clique nos links: frente e verso.

Para acessar o site oficial do congresso clique aqui.

Comissão Organizadora/ Turma LI do curso de Odontologia FOB/USP

Mais eventos e congressos