DISCIPLINA DE PERIODONTIA

Professor Responsável

Prof. Dr. Sebastião Luiz Aguiar Greghi

Secretaria

Marcela Maria Pereira Pacheco

E-mail

periodontia@fob.usp.br

Descrição

PERIODONTIA PRÉ-CLÍNICA: Introduz o aluno no reconhecimento dos instrumentais utilizados para raspagem em periodontia e das técnicas de afiação, bem como a técnica e finalidade da raspagem e alisamento radicular. Instrui sobre as alterações patológicas mais comuns que ocorrem no periodonto, abordando o diagnóstico, evolução e meios preventivos dessas alterações.

PERIODONTIA I: Apresenta ao aluno os vários aspectos anátomo-fisiológicos das estruturas periodontais, assim como as alterações patológicas de origem bacteriana que podem comprometer o periodonto, sob vários aspectos como etiologia, epidemiologia, diagnóstico, evolução da doença, meios preventivos, etc. Ainda, oferece treinamento técnico laboratorial e clínico quanto aos procedimentos preventivos em Periodontia, incluindo remoção mecânica de cálculo e placa, instruções de higiene oral e manutenção da saúde periodontal.

PERIODONTIA II: Oferece aos alunos conhecimentos sobre infecções agudas da cavidade oral de interesse periodontal para a realização de diagnóstico e tratamento, interpretação dos aspectos radiográficos de interesse periodontal. Capacita o aluno no reconhecimento e abordagem de casos emergenciais em Periodontia e de casos que envolvam a rotina do atendimento de pacientes em consultório odontológico. Oferece capacitação teórica e prática quanto ao tratamento cirúrgico das sequelas decorrentes da doença periodontal, incluindo abordagens cirúrgicas estéticas. Valorizar a importância do acompanhamento do paciente em longo prazo para preservação dos resultados terapêuticos propostos e alcançados.

PERIODONTIA III: Focaliza a Medicina Periodontal e a Oclusão. Enseja aos alunos condições para avaliar o relacionamento da doença periodontal marginal infecciosa com entidades nosológicas gerais, fornecendo os cuidados com a saúde geral dos pacientes. Capacita o aluno para o diagnóstico, planejamento e tratamento das várias lesões passíveis de incidir sobre o periodonto de proteção e sustentação e de seus correspondentes perimplantares, relacionando-as com as influências exercidas pelas alterações gerais orgânicas ou sistêmicas sobre as estruturas periodontais e peri-implantares. Permite ao aluno o conhecimento de como obter relações intermaxilares e oclusais harmônicas, favorecendo a homeostasia do periodonto de sustentação e peri-implantar e fornecendo, assim, subsídios para os tratamentos periodontais e implantológicos que interfiram com ou que requeiram intervenção na oclusão dental.

IMPLANTE OSSEOINTEGRADO: Capacita o aluno através de aulas expositivas e práticas a reconhecer as condições clínicas para a indicação de próteses sobre implantes. Coloca o aluno em contato com as técnicas cirúrgicas e protéticas utilizadas em impantodontia. Introduz o aluno aos conceitos básicos que regem a osseointegração, planejamento e execução de prótese sobre implantes.

CLÍNICA INTEGRADA – ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Objetiva introduzir o aluno na abordagem do paciente de forma integrada de modo que possa estabelecer um programa terapêutico integral pela associação dos princípios biológicos assimilados em todas as áreas correlatas. Os alunos serão familiarizados com os procedimentos periodontais e peri-implantares que visam dar condições para a complementação por trabalhos protéticos restauradores, respeitando os princípios biológicos a homeostasia periodontal e peri-implantar marginal e de suporte.

Disciplinas Curriculares